top of page

Comissão Organizadora

​

José Camões é doutorado em Estudos Artísticos, especialidade em Estudos de Teatro, é professor do programa de pós-graduação (Mestrado e Doutoramento) em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É investigador integrado do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde desenvolve trabalho sobre a História do Teatro em Portugal, estudos comparatistas do teatro ibérico do século de ouro e edição de teatro clássico português, produzindo ferramentas que preparam investigação nas «humanidades digitais». Centra a sua atividade de investigação sobretudo nos séculos XVI, XVII e XVIII, assegurando a coordenação científica de vários projetos: HTP on line - Documentos para a História do teatro em PortugalTeatro de Autores Portugueses do Séc. XVI,XVIIe XVIIITextos proibidos e censurados no teatro português do séc. XVIII Reconstrução virtual de teatros desaparecidos.

 

Ana Isabel Vasconcelos é docente da Universidade Aberta e investigadora do Centro de Estudos de Teatro (FL/UL). Em 2000 obteve o grau de doutor em Estudos Portugueses, na especialidade de Literatura Portuguesa, com a tese intitulada O Drama Histórico Português no Século XIX (1836-56), obra publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian. A sua investigação e respetivas publicações têm-se centrado na história do teatro português, com especial enfoque nos séculos XIX e XX. Tem colaborado em projetos financiados pela FCT na área da cultura e literatura portuguesas. Foi coordenadora científica de uma coleção patrocinada pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança e é presentemente membro do Conselho Editorial da UAb.

​

Bruno Henriques é licenciado em arquitetura, com uma pós-graduação em cenografia pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa; mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, prepara doutoramento na mesma área com um projeto sobre o Teatro do Salitre (sécs. XVIII-XIX).

Investigador no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras, debruça-se sobre história do teatro português dos séculos XVII, XVIII e XIX e a reconstrução virtual dos espaços teatrais desaparecidos.

É membro das equipas dos projetos Textos proibidos e censurados do teatro português do séc. XVIII HTP on line - Documentos para a História do Teatro em Portugal. Colaborou no projeto O Pátio das Arcas de Lisboa – reconstituição virtual (Universidade de Lisboa / Universidade de Sevilha).

​

Guilherme Filipe é licenciado pela Escola Superior de Teatro (IPL), Mestre em Estudos de Teatro (FLUL) e Doutor em Estudos Artísticos (Estudos de Teatro) (FLUL). Foi docente de inglês e alemão, no ensino secundário, entre 1974 e 1985. Cofundou o English Teaching Group (1976-1979), projeto piloto do Ministério da Educação para o ensino do inglês através do jogo dramático, a que se seguiu o Grupo de Comunicação e Teatro (1980-1985), no âmbito da formação de professores em ensino multidisciplinar. Desde 2000, vem desenvolvendo atividade no ensino artístico, como professor de interpretação, dramaturgia e história do teatro. Desde 2008, vem investigando na área de documentação teatral, enquanto investigador integrado do Centro de Estudos de Teatro (CET), da Faculdade de Letras/ Universidade de Lisboa (FLUL), tendo produzido ensaios e artigos em diversas publicações, e lecionado, como professor convidado, na FLUL, as disciplinas de Análise do texto dramático e História do Teatro em Portugal.

​

Licínia Rodrigues Ferreira é licenciada em Filosofia e diplomada em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras de Coimbra e mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), com a dissertação Júlio César Machado, cronista de teatro: os folhetins d’A Revolução de Setembro e do Diário de Notícias. É investigadora de história do teatro em Portugal, em particular dos séculos XVIII e XIX, no Centro de Estudos de Teatro da FLUL. Trabalhou, também, sobre o espólio de uma academia científica e literária, o Instituto de Coimbra. Presentemente, é doutoranda da FLUL, propondo-se traçar a história do Teatro da Rua dos Condes.

 

bottom of page